O meu livro “Uns cheios, outros em vão — Receitas que contam histórias” (Casa da Palavra), está entre os 250 selecionados pela Gourmand Awards para concorrer ao prêmio da Feira de Culinária de Paris, que se realiza anualmente. A Goumand Awards partiu de uma lista de 10 mil livros sobre culinária publicados em 83 países nos últimos seis meses, o que me deixou muito orgulhosa — considerando-se que, como eu própria confesso na abertura do livro, não sei fazer nem ovo frito.
“Uns cheios, outros em vão” reúne as receitas culinárias da minha mãe, Maria Angélica, e também várias receitas de família, assim como muitas histórias que me vieram à lembrança quando eu estava organizando o livro.
Dos 250 livros selecionados no mundo todo pela Gourmand Awards, 200 são livros de culinária e 50 são livros sobre vinho. Além de “Uns cheios, outros em vão”, os outros livros brasileiros selecionados foram: “As Minhas Receitas de Bacalhau”, de Vitor Sobral; “Cozinha de Estar”, de Rita Lobo (ambos de culinária); e “Pequena Biblioteca do Vinho”, de Clara Colotto (sobre vinho, como mostra o título).
Em dezembro, serão anunciados os vencedores por país e em janeiro de 2014 sai uma lista final, de cinco livros (de cinco países diferentes), para concorrer ao título de “Melhor Livro de Culinária do Mundo”. O vencedor é convidado a participar da Feira de Culinária de Paris.